31 de jan. de 2010

Tudo sobre sexo

Perguntas e respostas sobre suas dúvidas e esclarecimentos dos mitos mais frequentes sobre sexo.

Tomo pílula anticoncepcional, mas meu namorado e eu transamos sem camisinha. Tenho dúvidas quanto à época em que posso ter relações sexuais sem correr riscos.

O ideal seria você consultar novamente seu médico e tirar todas as dúvidas que tem sobre os métodos contraceptivos. Quando a pílula é tomada direitinho, segundo as orientações médicas e sem falhar, protege contra a gravidez e, assim, você pode ter relações sexuais quando quiser, sem medo. Porém, é bom ficar atenta a um detalhe: para que tenha efeito, você não pode deixar de tomar. O esquecimento de um ou dois dias é suficiente para permitir que ocorra a ovulação e uma possível gestação. Outra coisa: não é aconselhável dispensar a camisinha mesmo enquanto estiver fazendo uso da pílula. Lembre-se de que o preservativo é o único que protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Um dia com certeza ficarei menstruada. Mas não sei como contar aos meus pais quando isso acontecer. O que devo fazer?

Por que você não os procura para conversar antes mesmo da chegada da sua menstruação? Não tenha medo nem vergonha, seus pais são as pessoas mais preocupadas com o seu bem-estar e felicidade. Aproveite para perguntar sobre essa e outras mudanças que são típicas da adolescência. É uma maneira de mostrar que está crescendo e necessita da orientação deles. Quando sua menstruação vier, não há por que esconder. Esse é um fato normal, acontece com todas as mulheres e significa que você é uma garota saudável.

Desde que meus seios nasceram, cresceu também um nódulo bem pequeno ao lado dele, logo abaixo das axilas. Ele se move e dói quando estou no período menstrual. Tenho muito medo de ser uma coisa grave, mas fico com receio de ir ao médico. Preciso de ajuda.

"Fique tranqüila. Pelas características do nódulo que você descreve, ele parece ser benigno. Até pode ser um cisto, como se fosse uma bolsinha de água, pois é móvel e doloroso no período menstrual. No entanto, é importante que um médico examine você para dar um diagnóstico preciso. Até porque você se sentirá muito mais tranqüila quando escutar do especialista que seus medos não têm fundamento. Pense nisso".

Já perdi as contas de quantas vezes tive de tomar a pílula do dia sequinte. O que pode acontecer comigo?

Esta é uma medicação de emergência, que deve ser tomada 72 horas após a relação sexual. Contém uma alta dose de hormônios, portanto, só deve ser usada em situações extremas. Utilizá-la como método anticoncepcional de rotina é totalmente contra-indicado. Se você tomar sempre, sem orientação, poderá ter um desequilíbrio hormonal muito sério, acompanhado de sintomas como dores de cabeça, alteração no ciclo menstrual e enjôos. Por isso, em vez de continuar a se automedicar, procure um ginelogista urgentemente.

0 comentários:

Postar um comentário